☼ Textos didácticos

  1. A Aprendizagem da Célula por Estudantes Cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Atenção Compartilhada em Crianças Pequenas com Deficiência Visual  Miriam Godoy & M.ª Stella Gil

  3. A Audiodescrição na Escola  Lísia Michels & Mara Silva

  4. A Autoimagem de Quem não Vê: Recepção, Produção e Mediação de Sentidos por Mulheres Cegas numa Sociedade Visual  Marcelo Santos

  5. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  6. A Bengala como um Instrumento Lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  7. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  8. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  M.ª Paula Trigueiros Cunha

  9. A Comunicação como Barreira à Inclusão de Alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  10. A Comunicação e a Relação Interpessoal com o Aluno Deficiente Visual  Maria da Glória Mota

  11. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  12. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  13. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.

  14. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  15. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  16. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de BV do Hospital Pediátrico de Coimbra

  17. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  18. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  19. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  20. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  21. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  22. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  23. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  24. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  25. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  26. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  27. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  28. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  29. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  30. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  31. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  32. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  33. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  34. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  35. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  36. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  37. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  38. A Importância do Desenvolvimento Sensorial para o Aluno Deficiente Visual  Andrea de Carli  Set.23

  39. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  40. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  41. A Inclusão da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa

  42. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: Área, Perímetro e Volume através do Tato  Solange Fernandes & Lulu Healy

  43. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  44. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  45. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  46. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  47. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  48. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  49. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  50. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  51. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  52. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  53. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  54. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  55. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  56. A Pessoa Cega e a Inclusão: Um Olhar a Partir da Psicologia Histórico-Cultural  Miriam Lira & Luciane Schlindwein

  57. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  58. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal  Nuno Marques

  59. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  60. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  61. A Utilização de Recursos Didáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com DV Tatiane Silva, Myrna Landim & Verônica Souza

  62. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  63. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  64. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  65. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  66. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  67. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  68. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  69. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  70. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  71. Acessibilidade em Estabelecimentos Comerciais  WAT

  72. Acessibilidade na WEB WebAIM

  73. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  74. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  75. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito

  76. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  77. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  78. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  79. Actividades de Vida Diária Tomázia Lora

  80. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  81. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  82. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  83. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  84. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  85. Adaptaciones Curriculares de los Alumnos con Baja Visión  Asociación D.O.C.E.

  86. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  87. Adaptações Curriculares Não Significativas | Adaptações Curriculares Significativas  Abecedário da Educação

  88. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  89. Adequações Curriculares na Baixa Visão Glória Romagnolli

  90. Adolescência e Deficiência Visual  Maria Lucia Toledo Amiralian  Dez.23

  91. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  92. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  93. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar Larissa Mesquita Ribeiro

  94. Ajudas técnicas / Produtos de apoio INR

  95. Albinismo Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  96. Alfabetização da Criança Cega  Maria da Glória Almeida

  97. Alfabetização de Alunos com Baixa Visão significativa  Marilda Bruno

  98. Alfabetização e Letramento do Educando Cego ou de Baixa Visão  Aparecida Maruch & Marlizete Steinle

  99. Alfabetizando a Criança Cega Projecto Nova Visão

  100. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  101. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  102. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  103. Alunos Cegos nas aulas de Matemática Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  104. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  105. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  106. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  107. Aprender Braille Rumo a Maior Autonomia Carlos Bastardo

  108. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores Clarisse Nunes [PDF]

  109. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  110. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  111. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  112. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  113. Aquisição de Conceitos em Adolescentes com Cegueira Congénita  Marta Cristina Rodrigues

  114. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  115. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  116. As Antinomias Metaéticas entre Cegos e Não-cegos e o problema do Realismo Moral  Léo Peruzzo Jr

  117. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  118. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  119. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  120. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  121. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  122. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  123. As Políticas da Inclusão Escolar na Biopolítica Neoliberal  Pedro Angelo Pagni

  124. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  125. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  126. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  127. Atividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  128. Atletismo para Deficiente Visual Paulo de Souza & Maria Rita Bruel

  129. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  130. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  131. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  132. Autoconceito: Definição e Delimitação, Avaliação e Manifestação em Populações Especiais  Maria Helena Figueiredo

  133. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV  Andreisa Santos & Sandra Castro

  134. Avaliação do Desenvolvimento de Crianças com Baixa Visão – Inventário Portage Operacionalizado Cassiana Quintão et al.

  135. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  136. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  137. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  138. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  139. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  140. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  141. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  142. Benefícios Fiscais para Pessoas com Deficiência  Caixa Geral de Depósitos

  143. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  144. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  145. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  146. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  147. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  148. Brincando de ver  Marina Costa

  149. Brincar à Leitura é fazer do Braille uma Brincadeira que os Deixa Felizes!  M.ª Da Graça Inácio

  150. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  151. Brincar para todos Mara Siaulys  [PDF]

  152. Bringing Blindness Awareness to the Sighted Classroom  Carol Castellano

  153. Brinquedos e Brincadeiras para Crianças Cegas Ana Leite

  154. Brinquedos para Crianças com Deficiência Visual

  155. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  156. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  157. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco

  158. Cartografia Tátil e os Sentidos Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  159. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  160. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  161. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  162. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  163. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  164. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  165. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  166. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  167. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  168. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  169. Coming to Terms with Sight Loss  RNIB

  170. Comment choisir un Jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  171. Comment rendre un Site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  172. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  173. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  174. Como Criar Museus, Monumentos e Palácios mais Acessíveis  ACAPO

  175. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  176. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  177. Como Ensinar Alunos com Deficiências Visuais  wikiHow

  178. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  179. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  180. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  181. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  182. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  183. Compensação e Cegueira  Daniela Leal

  184. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  185. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  186. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  187. Compreender a Baixa Visão Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  188. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  189. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  190. Conceitos — Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  191. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  192. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia Iara Farias & Amanda Botelho

  193. Considerações sobre a Imitação entre Jovens e Crianças Cegas M.ª Rita Rodrigues & Marcia Moraes

  194. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  195. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  196. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  197. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  198. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  199. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela S. Pereira & Ana T. Pires

  200. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  201. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  202. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  203. Critérios Pedagógicos para o Ensino do Braille às Crianças Cegas  CIB  Out.23

  204. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  205. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  206. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  207. Défices Visuais  Maria José Lobato

  208. Deficiência e Violência em Portugal: do Preconceito ao Crime de Ódio  Fernando Fontes

  209. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  210. Deficiência Visual Marta Gil

  211. Deficiência Visual — vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  212. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  213. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras Margarida Leal

  214. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  215. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  216. Deficiências, Dificuldades e Diferenças: Critérios e Direções para Mediar na Escola  Nira Kaufman

  217. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  218. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  219. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  220. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  221. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  222. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  223. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  224. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  225. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  226. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  227. Desenho Universal  Helena Degreas

  228. Desenho Universal para a Aprendizagem: Diretrizes  Eladio Sebastián-Heredero

  229. Desenvolvimento Cognitivo da Criança Cega Maria da Glória de Souza Almeida

  230. Desenvolvimento da Criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  231. Desenvolvimento de Conceitos em Cegos Congénitos Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  232. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  233. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  234. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  235. Design Inclusivo: Tocar para Ver — Brinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão M.ª Leonor Pereira

  236. Dicas para Viver com Baixa Visão  Equipe Lederman

  237. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro PDF

  238. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students Alberta Education

  239. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual Marilda Bruno

  240. Disability and Sexual Health  Poul Rohleder, Stine Braathen & Mark T. Carew

  241. Disability, Identity and Difference Tom Shakespeare

  242. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  243. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  244. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind Peggy Malloy et al.

  245. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  246. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  247. Educação dos Cegos no Brasil Aires Machado Filho

  248. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  249. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  250. Educação Física escolar e Inclusão Márcia Gorgatti

  251. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  252. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  253. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica Dayene & Dirceu Siqueira

  254. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  255. Educação Musical para Deficientes Visuais Rafael Vanazzi de Souza

  256. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  257. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  258. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  259. Effective Strategies for Developing Independence in Movement and Travel of Blind Students  Claudia Vasilica Borca

  260. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales M.ª Luisa García et al.

  261. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  262. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  263. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  264. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  265. En los Zapatos de los Niños Ciegos Rosa Revuelta e Elena López

  266. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  267. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  268. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  269. Ensino / Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  270. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão Cristina Cunha

  271. Ensino de Lógica de Programação para Cegos Rubia Steffens et al.

  272. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura Fátima Mendes

  273. Ensino Superior para Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva em Portugal  José António Porfírio et al.

  274. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  275. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  276. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  277. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  278. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  279. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  280. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  281. Essential components of educational programming for students who are blind or VI   Alberta Education

  282. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  283. Estimulação e Reabilitação Visual  Jucimar Sidney

  284. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  285. Estimulação Precoce: A contribuição da Psicomotricidade Maria Rita Rodrigues

  286. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida Maria Rita Rodrigues & Nilza Macário

  287. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  288. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular Luzia Guacira Silva

  289. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  290. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  291. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com DV  Inês Coelho

  292. Estudantes Cegos na Educação Superior  Bento Selau, Magda Damiani e Fabiane Costas  Nov.23

  293. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  294. Éveil des Sens Enfant aveugle

  295. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Sá

  296. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  297. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  298. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a Inclusão Social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  299. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  300. Foreign Language Learning for the Visually Impaired  Sofia Christido

  301. Formação de conceitos e Construção de Conhecimentos: Alunos com Cegueira  Celma Domingues, Elisabet Sá, Sílvia Carvalho, Sónia Arruda & Valdirene Simão

  302. Formação de Conceitos em Crianças Cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  303. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  304. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  305. Geography in a different way  Roman Brvar

  306. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  307. Goalball  Viriatos

  308. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  309. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  310. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro [PDF]

  311. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  312. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años Guia Bienvenido

  313. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes, Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  314. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  315. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  316. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  317. História, Conceito e Tipos de Deficiência Izabel Maior

  318. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  319. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  320. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  321. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro [PDF]

  322. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  323. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  324. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres Pedro Bettencourt Correia e outros

  325. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  326. Implicações de ser Pai e Mãe de um Bebé Deficiente Visual  Patrícia Roveda

  327. Importância do Ensino do Braille na Reabilitação de Cegos Adultos  Teresa Maia

  328. Improving Braille Reading Fluency Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  329. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José M. Nunes

  330. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  331. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  332. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  333. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  334. Integração do Aluno cego e de Baixa Visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  335. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade   Paulo Coelho

  336. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  337. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV Maria Lúcia Amiralian

  338. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  339. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  340. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  341. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  342. Intervenção Precoce  Augusto Deodato Guerreiro

  343. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  344. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  345. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Mena

  346. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  347. Is My Blind Child Autistic? Mary McDonach

  348. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  349. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  350. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  351. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  352. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  353. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  354. La Atención Educativa de los Alumnos Ciegos y con Baja Visión  Pablo Martín Andrade

  355.  La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  356. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  357. La Lecto-Escritura en Alumnos Ciegos y con Déficit Visual  M.ª Encarnación Morillo Ramos

  358. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  359. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  360. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  361. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  362. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  363. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  364. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  365. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  366. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  367. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  368. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  369. Lecture des Aveugles Émile Javal

  370. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille  Fabiana Bonilha

  371. Ler para cegos  Milton Schinca

  372. Les Troubles du Sommeil chez les Aveugles  Dr Damien Léger & Dr Jodi Floyd

  373. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  374. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales Walter Elstner

  375. Louis Braille: sua vida e seu sistema Jurema Venturini

  376. Mãe! Pai! Ajudem-me Lucimar Amaral Ezequiel

  377. Making the most of your sight RNIB

  378. Malvoyance et Autisme Enfant Aveugle

  379. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  380. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  381. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  382. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Mollossi, Rogério Aguiar & Méricles Moretti

  383. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  384. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blos de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  385. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  386. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  387. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Glória Sousa Almeida

  388. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  389. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  390. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  391. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  392. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  393. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  394. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  395. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  396. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  397. Não podemos ver, não devemos tocar... Bertrand Verine

  398. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores Lee Brattland Nielsen

  399.  Ninguém é Perfeito — Vivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  400. Niños ciegos. Pautas para Estimular su Desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  401. Niños y bebés ciegos  Guia Infantil

  402. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Glória B. Mota & Regina Oliveira

  403. Nos 150 anos da Morte de Louis Braille  Vítor Reino

  404. Novas Ilustrações Hápticas em Livros Táteis para Crianças Cegas  Dannyelle Valente

  405. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  406. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  407. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades Sylvia Nunes & José Lomônaco

  408. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  409. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  410. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  411. O Brincar na Perspectiva Histórico-Cultural  Patricia Albarran & outras

  412. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  413. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  414. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  415. O Corpo Cego: o Verbo e a Intensificação da Deficiência  Eduardo Azzini & Ana C. Rigoni

  416. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  417. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  418. O Deficiente Visual Sylas Fernandes Maciel

  419. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  420. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  421. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  422. O Desenvolvimento da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa  Nov.23

  423. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  424. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros Anos de Vida  Júlio Paiva

  425. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  426. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com DV  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  427. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  428. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  429. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  430. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  431. O Ensino da Física no contexto da DV: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com BV  Eder Pires de Camargo

  432. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  433. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  434. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  435. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  436. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  437. O Ensino de Violino para DV: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz A. Amorim Freitas

  438. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  439. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  440. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  441. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual Sandra Rodrigues

  442. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  443. O Jardim Sensorial: um Recurso para a Estimulação Sensorial de Surdocegos  Carla Carvalho

  444. O Jogo Simbólico da Criança Cega Sheila Correia de Araújo

  445. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  446. O Mercado de Trabalho e a Pessoa Deficiente  site 'A Deficiência

  447. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  448. O Meu Filho Vê Menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  449. O Mundo Percebido — O Sentir  Merleau-Ponty

  450. O Papel do Braille no processo de Reabilitação da Pessoa Cega  Renata Salvado & Amaro Costa

  451. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de Pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  452. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  453. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando Professores Especializados  Elcie Masini

  454. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  455. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual   Marilda Bruno

  456. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  457. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  458. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  459. O Que «Vê» Quem Não Vê?  Hélder Bértolo

  460. O Significado da DV na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  461. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  462. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  463. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  464. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com DV  Clarisse Nunes

  465. Oportunidades de Desenvolvimento oferecidas pela Mãe vidente em interação com a sua Criança cega durante a Alimentação  Milena Gandolfine, Alessandra Canosa & Maria Stella Gil  Set.23

  466. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  467. Organização de Ensino e Adaptação Curricular para Alunos com DV  Antonio Paulino Jr & Marta Sforni

  468. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  469. Orientación y Movilidad | Definición y habilidades a desarrollar  Geraldina Gonzalez Franco

  470. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  471. Orientação e Mobilidade  SAC

  472. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  473. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  474. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  475. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  476. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  477. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  478. Orientações para Professores de Estudantes Cegos  Luzia Silva

  479. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  480. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com DV  Camila Gandini

  481. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  482. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  483. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  484. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  485. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  486. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  487. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  488. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  489. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  490. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  491. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  492. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  493. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística Marcello Pereira Machado

  494. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  495. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  496. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os DV  Priscila Lima

  497. Preparar uma Criança para a Aprendizagem de Braille  Charlotte Cushman  Out.23

  498. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  499. Princípios fundamentais na educação da criança cega   Lowenfeld

  500. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  501. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade   Sylvia Santin & Joyce Simmons

  502. Promover a Aprendizagem e Interação de Alunos Cegos em Espaços Colaborativos Pedro Landeiro Vaz

  503. Propuesta Pedagógica para el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  504. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  505. Qualquer maneira de Ler vale a pena   Luciene Maria da Silva

  506. Quando os Olhos Não Vêem   Inês Grilo

  507. ¿Quiere Ayudar a los Niños Ciegos a Tener Éxito? ¡Sea Exigente!  Bárbara Madrigal

  508. Reabilitação   Lizabeth de Sousa

  509. Reacções psicológicas à perda de visão   Cristina Barczinski

  510. Reaching, Crawling, Walking...   Susan Simmons & Sharon Maida

  511. Recursos didáticos na Educação Especial   Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  512. Regras de Atletismo para Atletas com Deficiência Visual  URECE

  513. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  514. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  515. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  516. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores   Ignacio Párraga Martínez

  517. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  518. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares   Cristiane Correia Taveira

  519. Reunião de Sensibilização à Escola   Maria Teresa Cavaco

  520. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às NEE de alunos cegos e de alunos com baixa visão Maria Salete Fábio Aranha

  521. Science for Students with Visual Impairments   David Kumar, R. Ramasamy & Greg Stefanich

  522. Se é professor... DGEBS

  523. ¿Se Pueden Tocar Los Cuentos...?  Amparo Abad, Gloria Monclús, José Francino, M.ª Pilar Rodríguez  Out.23

  524. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  525. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  526. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?   M.ª Salete Fábio Aranha

  527. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão   Cláudia Martins Antunes

  528. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball   Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  529. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  530. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual   Ana Sofia Teixeira

  531. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual   Jorge Monteiro de Lima

  532. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience   Norma Drissel

  533. Studying Embossed Maps   Paivi Toikkanen

  534. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Garcia Bruno

  535. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão   Mara Siaulys

  536. Swimming: Tips for Swimmers Who Are Blind or Visually Impaired VisionAware

  537. Tactile Storytelling   Philipp Meyer

  538. Teaching English to blind students   Chok Seng

  539. Teaching Geography to Visually Impaired Students   Stuart Snowdon

  540. Teaching Handwriting to a Braille Reader Jodi Floyd

  541. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  542. Teaching Science to Students with Visual Impairments   Tiffany Wild & Karen Koehler

  543. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  544. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos   Roberto Rabêllo

  545. Teclado de Computador   Marco António Queiroz

  546. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  547. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos   Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  548. Tenho um bebé no berço   Mara Siaulys

  549. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  550. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills   Ian Bell

  551. The Inclusive Classroom – Working with Blind and Partially Sighted Students  British Council

  552. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments Susan Spungin & Kay Ferrell

  553. The Role of Visual Experience in the production of Emotional Facial Expressions by Blind People Dannyelle Valente, Anne Theurel & Edouard Gentaz

  554. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  555. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Lima Constâncio

  556. Toque o bebé!   Lois Harrell

  557. Toys for blind children   WonderBaby

  558. Treino das AVD para crianças deficientes visuais Sonja Myrimer

  559. Treino sensorial para pessoas cegas   Julie Fields

  560. Turismo de Aventura e a Deficiência Visual  Denise Holleben

  561. Understanding Disability  Poul Rohleder, Stine Braathen and Mark T. Care

  562. Universal Design   The Center for UD at North Carolina State University

  563. Universo Táctil   Mara Siaulys

  564. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico - Multiplano Carla Costa

  565. Ver e Não Ver Eline  Rozante Porto

  566. Ver e Não Ver Márcia Moraes

  567. Ver, Não Ver e Aprender Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  568. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais   CNC

  569. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  570. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual Andreia Vaz

  571. Visão e Deficiências Visuais  Organização Mundial da Saúde(OMS)

  572. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con dv en la etapa de Educación Infantil Herranz Tardón, M.ª H. López & Marín Palomino

  573. Vulnerabilidade à Violência Sexual na Escola Inclusiva Windyz B. Ferreira

  574. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Dezembro 2023